quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biologia - 2



O nosso planeta tem que ser preservado, não abusado. Pois sem ele não somos nem temos nada, e o futuro dele, está nas nossas mãos.
 Se todos sabem disso, por que ainda parece que boa parte das pessoas não se importam?

O mundo inteiro esta  falando sobre sustentabilidade, como é importante e como todos temos que ser seres sustentáveis. Mas e o que é sustentabilidade?  Sustentabilidade são ações e atividades humanas que cumprem as necessidades dos mesmos, sem agredir o meio ambiente, assim os recursos naturais podem se manter no futuro.
A questão do nosso planeta estar em perigo está em todo lugar, significa que precisamos tomar medidas rápidas, porque a situação está muito séria. Por exemplo, a ONU diz que se o consumismo continuar do jeito que está em 2030, iremos precisar de dois planetas para suportar o que iremos gastar, e obviamente, não temos dois planetas.


Então eu fiz o teste da Pegada ecológica, e podemos dizer que meus resultados não foram os que eu esperava. Se todos vivessem como eu,  seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano, e eu não considero isso bom. Se os meus resultados estão abaixo da media dos países que estavam no gráfico (Reino Unido, Argentina, Brasil e Equador), eu não estou na pior, e é isso que me preocupa mais. 
O futuro que está sendo imaginado para a Terra, se as coisas continuarem como elas estão, é o fim dos recursos naturais (água, flora, etc), que são os mais necessários para a sobrevivência dos humanos, com isso viria o caos, e não muito depois o fim da raça humana. E temos que mudar esse futuro, se cada um fizer sua parte, poderemos mudar o futuro do planeta, mas para isso TODOS precisam ajudar ao máximo, mudar as atividades de prejudiciais a saudáveis (para a Terra), reciclar o lixo, etc. Se todos nós nos unirmos para salvar o planeta, poderemos viver por mais tempo, e com menos problemas.




quarta-feira, 23 de maio de 2012

Sociologia



Em sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas, uma comunidade. Que normalmentecompartilham gostos, e costumes, interagindo entre si. O significado geral de sociedade é grupo de pessoas vivendo juntas em uma comunidade organizada.
Assim que cada individuo nasce ele é acostumado com a sociedade que ele vive, a qual, normalmente, é a familia. Com o tempo ele vai expandindo seus grupos e é ocasionalmente mudado por todas as sociedades que ele convive, assim, com essa modificação, o mesmo muda as outras sociedades que convive. como o grupo de escola, os grupos de amigos, os grupos dos lugares que o individuo frequenta etc.
E assim o individuo é obrigado a cumprir os costumes de sua sociedade, também podem ser  conhecidos como modos. Sendo seres socias todos temos que ter certos costumes, comer na mesa, andar com vestimentas na rua, dormir com pijama são alguns exemplos do mesmo.
As sociedades hoje em dia, impõem muitas regras, quando mais regras, menos liberdade. Então na minha opinião a nossa liberdade é pequena e delimitada.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Biologia



A biologia é a ciencia que estuda todos  os seres vivos, tenta explicar os fenômenos ligados à vida e à sua origem. É muito importante, pois sem ela não se saberia a cura de muitas doenças, também não iriamos saber nos alimentar de um jeito sadio, e sem falar que a relação com o ecosistema que vivemos não seria a mesma, porque não teriamos ideia do que faria mal à natureza. A Biologia tem várias ramificações, alguamas delas são:

Botânica:

Botânica é a Ciência das Plantas, a Biologia Vegetal ou estudo científico da vida das plantas, fungos e algas,  estuda o crescimento, a reprodução, o metabolismo, o desenvolvimento, as doenças e a evolução das mesmas.
As plantas são muito presentes no nosso dia a dia, principalmente porque produzem oxigenio, servem como alimentose ainda ajudam a curar doenças.

Ecologia: 

           Ecologia é o ramo da biologia que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem. É uma parte da biologia muito presente no nosso dia a dia, pois como o nosso planeta está poluido, precisamos de métodos para ajudar a sair dessa situação. Podemos ajudar a natureza quando separamos o lixo em papel, plástico, vidro, orgânico, etc., quando diminuimos o gasto de água, evitamos poluir, não desmatamos, e várias outras maneiras.

Imunologia:

           Imunologia é a parte da biologia que estuda o sistema imunologico.  Durante nosso dia a dia somos expostos há inúmeros agentes estranhos que o nosso corpo desconhece. Estes agentes estranhos podem ser vírus, células ou moléculas de proteínas. E para combater esses vírus  foram criados remédios e vacinas.

Genética:

           Genética é o ramo da biologia que estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos. A  genética é a base do ser humano,  a partir de suas descobertas, se desenvolveu a biotecnologia, a engenharia genética, a clonagem e o uso terapêutico das células-tronco. Hoje com os avanços da genetica é possível utilizar células-tronco para curar doenças, como o câncer. 

Microbiologia:
          
           Microbiologia é a parte da biologia que estuda os microorganismos. Microorganismos são qualquer organismo que tenha somente uma célula, são encontrados no ar, no solo, e  no homem. Virus, bacterias, fungos e protozoarios são exemplos de microorganismos. Os microorganismos podem causar doenças, ou podem até ser benéficos a saude.


            A biologia tem muitos outros ramos, muitos outros assuntos e é muito importante para a vida de todos, pois ela nos ajuda a compreender  os seres vivos, suas necessidades suas utilidades e seus perigos. A biologia é fundamental para cura de muitas doenças, para não nos intoxicarmos com alimentos e ainda para vivermos em harmonia com o nosso ecosistema.