domingo, 11 de novembro de 2012

Biologia


Células-Tronco

As células-tronco, também chamadas de células-mães ou células estaminais. São células que não tem função e/ou forma definida até o momento que elas se modificam, assim se define em qual célula elas irão se tranformar, essas células podem originar qualquer célula do corpo humano (essa função que as caracterizam) ou poderão simplesmente se dividir. Por exemplo: um neurônio, um hepatócito, uma célula epitelial, etc. São divididas em dois tipos, as Células-tronco embrionárias e as células-tronco adultas.
As células-tronco podem ser utilizadas em diversas partes da medicina, elas são usadas para substituir células que o organismo deixou de produzir por algum tipo de  deficiência ou até em tecidos que foram lesionados. 
As tais células estão sendo utilizadas para tratamentos de muitas doenças nos dias de hoje. leucemia é um exemplo das doenças que estão sendo tratadas, fazendo transplante de medula óssea. Essa operação é feita pela injeção de células-tronco de um doador na corrente sangüínea de um paciente com leucemia, com isso as células-tronco da medula óssea do doador dão origem a novas células saudáveis. Essas células também estão em testes para o tratamento de surdez, pesquisadores britânicos usaram células-tronco em roedores com problemas auditivos e conseguiram recuperar parcialmente a audição dos mesmos, ao reconstruir os nervos do ouvido que transmitem os sons para o cérebro. E ainda alguns pesquisadores brasileiros estão conseguindo livrar pacientes de diabetes tipo 1 do uso diário de insulina, através de um tratamento inédito: o autotransplante de células-tronco saudáveis. Esse tratamento utiliza células que reconstróem medula após forte quimioterapia, e quatro pacientes ja dispensaram o uso de Insulina.
Na minha opinião, a pesquisa de células-tronco, são de importância fundamental para a saúde humana, a cada dia células-tronco estão sendo mais estudadas e revolucionando mais ainda o mundo da medicina. Eu acredito que logo teremos a cura para doenças que sempre se disseram 'sem cura', pois mesmo ainda tendo muitas pesquisas para serem feitas, não estamos longe de conseguir descobrir o que faz com que essas células se transformem em outras células especificas. Se esta descoberta for feita será possivel cultivar células que se adaptem perfeitamente a dos pacientes, então poderão encontrar tratamento e/ou a cura para doenças que hoje em dia se dizem incuráveis.

3 comentários:

  1. Gabriela, a tua explicação sobre as células-tronco está muito boa, porém tu não falou sobre as células iPS, deixando teu trabalho incompleto.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto, contém todos assuntos solicitados e mostrou muito bem no que podem ser usadas as células tronco.

    ResponderExcluir
  3. Teu trabalhos está de parabéns, muito bom, mas você podia ter sitados mais doenças.

    ResponderExcluir